domingo, 30 de setembro de 2012

Freita - SJM-Merujal-Candal-Povoa das Leiras-Manhouce-Aroes-Cepelos-V.Cambra-SJM

Mais um regresso à Freita. Desta vez por caminhos para mim desconhecidos. Aproveitando uma recomendação do PedroLobo7, optei por percorrer o antigo caminho para Candal. Realmente é quase um caminho esquecido mas muito agradável.
Saí de casa por volta do meio dia. Segui o percurso de Chão de Ave, onde aproveitei para comer um prego no pão antes de atacar a dureza da subida para Merujal. Segui pelo parque eólico e desci para Candal.









Neste local segui em frente, pela estrada antiga.




Como podem ver, estrada praticamente sem uso.


Algures "lá em cima"


















Neste ponto decidi fazer uma alteração do plano original, que era regressar a Arouca pela Coelheira e optei por seguir para Manhouce... Pareceu-me melhor na altura. 


Tão perto da terra do Pinguim Trepador 










A casa do caçador.


Perto de Manhouce


O arauto 


Manhouce. Uns metros atrás fui fotografado por algum turista, que deve ter achado curioso uma bicicleta de roda fina em locais tão remotos.




Uns metros abaixo apanhei a En227 para V. Cambra


Até aqui vim bem. Sempre a descer. Foi maravilha. O pior é que depois foram mais de 15km sempre a subir.






Paragem para um panado e um sumo. Nesta tasquinha, repleta de pessoal "bem disposto" tinha algumas especialidades como Codernizes, polvo entre outros pratos que não consegui identificar.


Ultima paragem em Cepelos, no local já referenciado como dotado de excelente café, acompanhado por um bolo. Este café não sei o que tinha, mas deu-me um power!... 
Cheguei a casa já de noite e ainda tive de enfrentar a estrada de V. de Cambra para SJM em obras, com uma faixa cortada e que me obrigava a um desvio por Oliveira de Azemeis. Mas sem luzes preferi fazer um pouco de btt na parte em obras.
Já na descida para SJM lá passei por uma situação que, por vezes, me faz largar a bicicleta e dedicar-me à pesca. Em plena descida, logo a seguir à fábrica Ferpinta, um indivíduo com um BMW preto dos novos decide virar para casa e, calmamente, atravessa-se à minha frente para entrar com o carro no pátio. E ainda cheio de razão quando lhe pergunto se não me viu... Enfim. Foi a cereja podre em cima de um excelente bolo.

track: http://goo.gl/maps/wb1xW

Distancia percorrida: 110 km

Um abraço e boas pedaladas.

4 comentários:

  1. Grande volta! 110km com essas subidas, não é brincadeira! Gostei de ver as fotos, algumas de sítios que conheço... Boas pedaladas!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Helder. Realmente foi um bocado puxado, mas no final até estava bem. O único receio era andar na rua de noite sem luzes. Não tinha previsto fazer uma volta tão grande. Mas gostei dos locais por onde passei. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Para a próxima vens mesmo à terra do pinguim trepador, que ofereço a merendola!Ass. O Pinguim trepador!

    ResponderEliminar
  4. Eheh. Com todo o gosto!!! Mas só me meto numa volta destas lá para a Primavera do ano que vem. Por agora é tempo de repousar um bocado. Um abraço. :)

    ResponderEliminar