sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A minha fininha

Montagem final, com os pedais spd e sapatilhas shimano
AERIAL
Art: 171000
Frame: Alu Superlite 7005 Double Butted, RFR-Geometry
Size: 50, 53, 56, 58, 60, 62, 64, semisloping, Frameset available
Colour: Black White Print
Fork: RFR Alu
Headset: FSA No.10 semi-Integrated
Stem: Ritchey OE 4Bolt
Handlebar: Ritchey Biomax
Handlebar Tape: CUBE Grip Control
Rear Derailleur: Shimano Sora RD-3400GS
Front Derailleur: Shimano Sora FD-3400BL 3-speed Clamp 34.9mm
STI: Shimano Sora ST-3400, 9-speed
Brakes: Shimano Sora BR-3400
Cranks: Shimano Sora FC3403 50x39x30, Integrated BB
Cassette: Shimano CS-HG50 12-25, 9-speed
Chain: Shimano CN-HG53
Wheelset: Shimano WH-R500
Tires: Schwalbe Blizzard 25x622
Inner Tubes: Impac RR SV15
Rimtape: none
Pedals: none
Saddle: RFR Natural Shape 0.1 R
Seatpost: Ritchey OE 31.6mm
Seatclamp: Scape Close 34.9mm
Weight: 9,3

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cube Aerial 2010 - Recem chegada

Aqui está a tão esperada e desejada fininha. Finalmente! Em pequeno sempre admirei as chamadas bicicletas de corrida. Era o expoente máximo que se podia desejar quando somos "putos". Depois este desejo caiu no esquecimento, enquanto andava ocupado com outras coisas. Agora é o reencontro com o passado e com os sonhos de criança.

Adiante. Aqui estão as primeiras fotos:

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A fininha - Cube Aerial 2010





Chegou esta semana (segunda feira). Ontem terminei de montar o pouco que faltava: Endireitar o guiador, colocar as fitas e os pedais. Por agora serão uns Shimano SPD-M520. No próximo post coloco umas fotos da fininha. Hoje vou fazer o primeiro test-drive.

O que dizem dela:

The Performance Line: Intelligent details like the seamless welding at the seat tube (our One Piece Design) or the Frame Save System replaceable derailleur hanger underline the quality of the Performance series. The Performance models are equally suitable for ambitious sports riders and quality-conscious leisure riders who expect excellent quality and longevity combined with performance.

Aluminium Superlite: Very high tensile strength 7005 aluminium alloy, needs a heat treatment, is developed for the highest requirements, very stiff, fatigue resistant, corrosion resistant, non-shearing, double butted and suitable for the lightest tube-sets with highest stiffness.

Ready For Race Geometry: Our bicycles with RFR-geometry stand out by their sports character. The riding characteristics, rider comfort and rider safety in particular are taken in account for each individual bike category.
One Piece Design: The welds among separate tubes of our high performance aluminium frames are grinded. These welds are exceedingly resilient, reduce the frame by not required material and – it looks clean.

FSS-Frame Save System: To protect our high-end aluminium frames these are built with the Cube Frame Save System replaceable derailleur hanger. The tread is in the hanger itself and not in the frame, as usual. In case of a crash this hanger can be easily and quickly replaced with a new one.

Wet Paint Surface: On polished and brushed aluminium and all HPC frames the logos and graphics are applied in multi-layer wet paint. We use this surface treatment technology mainly to save weight.

Features:
• Frame: Alu Superlite 7005 Double Butted, RFR-Geometry
• Fork: RFR Alu
• Headset: FSA No.10 semi-Integrated
• Stem: Ritchey OE 4Bolt
• Handlebars: Ritchey Biomax
• Bar Tape: Cube Grip Control
• Rear Derailleur: Shimano Sora RD-3400GS
• Front Derailleur: Shimano Sora FD-3400BL 3-speed Clamp 34.9mm
• STI: Shimano Sora ST-3400, 9-speed
• Brakes: Shimano Sora BR-3400
• Chainset: Shimano Sora FC3403 50x39x30, Integrated BB
• Cassette: Shimano CS-HG50 12-25, 9-speed
• Chain: Shimano CN-HG53
• Wheelset: Shimano WH-R500
• Tyres: Schwalbe Blizzard 25x622
• Tubes: Impac RR SV15
• Rim Tape: None
• Pedals: None
• Saddle: RFR Natural Shape 0.1 R
• Seatpost: Ritchey OE 31.6mm
• Seatclamp: Scape Close 34.9mm
• Weight: 9,3kg

fonte:  Roslaini Sport

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O passeio de Domingo - 24-10-2010 - 70km

O dia prometia chuva. Ainda hesitei entre sair ou não. Olhei várias vezes para as nuvens escuras que se aglomeravam na direcção da Serra da Freita tentanto adivinhar o tempo para as próximas horas. Depois fui buscar o impermeável, mas não gostei da ideia de ir de casaco. Finalmente resolvi ir assim mesmo, com a roupa habitual, e fé em Deus.
Acabei por ter sorte, pois não apanhei chuva no percurso todo. Passei pela Feira, segui em direcção a Ovar e, como queria explorar novos trajectos, decidi continuar até à Torreira. Depois, arrisquei em ir mais além. Fui então até Estarreja, onde fiz uma pequena paragem para reabastecimento, regressando por Loureiro, Pinheiro da Bemposta, Ul e, finalmente, Oliveira de Azemeis.

No total percorri 70km, em 3h13m, o que deu uma média de 22km/h.

Total de km acumulados: 567 km
Esta semana, de 5ª até hoje, Domingo: 143km

Algumas fotos da viagem:


A ria








O reabastecimento em Estarreja


Passagem por Oliveira de Azemeis

domingo, 24 de outubro de 2010

Alberto Amaral

Conheci este homem ainda antes de andar nas grandes equipas nacionais de ciclismo. Andávamos na secundária e ele namorava com uma rapariga da minha turma. Como o tempo passa... Já lá vão mais de 20 anos. E que excelente carreira ele fez no ciclismo. Quem diria que que eu também apanharia o gosto pelo ciclismo... Na altura isso nunca me passou pela cabeça, apesar de gostar de andar de bicicleta, quando era miúdo. Coisas da vida.

fonte: http://marginalizante-ciclismo.blogspot.com

Passeio de sábado 23 Outubro - 38 km, 1h59' - 19,2 km/h media

Parece que o S. Pedro quer ajudar e guardou a chuva anunciada para mais tarde.
Saí de casa por volta das 14h00, para mais um treino de montanha. O dia estava risonho e convidava a passear. Com a minha forma física (ou a falta dela) não dá para me aventurar muito em plena montanha. Mesmo assim,  fiz uns quilómetros em constante subida. Como foi o mesmo percurso que fiz na semana passada, tinha esperanças que desta vez fosse mais fácil. Enganei-me! Custou imenso vencer a subida, mas com determinação (e raiva à mistura) lá cheguei ao topo. O percurso tem cerca de 38 km (ida e volta) e consiste em partir da minha casa, em Cucujães até ao Chão d'Ave, que é, basicamente, onde começa a subida para a Serra da Freita. Espero dentro de um mês conseguir aventurar-me pela Serra acima. Por agora, já é uma vitória chegar onde cheguei. Dei a volta à rotunda, junto às bombas de gasolina da Galp, (onde tem um restaurante que serve uma excelente vitela assada), e inverti o percurso. Parei um pouco mais à frente para tomar um café numa pastelaria, que recomendo pelos bolos fresquinhos que tenho encontrado, e regressei a casa.
Total de km já acumulados,
  • Desde Agosto: 497,6 km. 
  • Desde o dia 14 de Outubro: 193 km.

Tirei algumas fotos pelo caminho, que mostro abaixo:



Um Renalt 19 Limusine.. Coisa rara

Ao fundo a indicação da estrada para a Freita

Tinha aqui umas churrasqueiras em Lousa, pena que não aparecem na foto.

A tal pastelaria

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O treino da quinta-feira - mais 35 km

Para mim o Outono é a estação do ano mais nostálgica. Transportamos as lembranças das férias bem passadas, do convívio com os amigos, das festas e romarias, das praias e respectivas gaivotas... Enfim, é o período de rescaldo dos incêndios passados, sejam os bons ou os maus. Por outro lado, sentimos também, gradualmente, o aproximar do Natal, com toda a explosão de sensações e lembranças que essa quadra no trás.

Ontem, o final da tarde trouxe-me todas essas recordações. Estava, simplesmente, BELO. A névoa baixa, que envolvia a vegetação rasteira, a luz ténue que irradiava dos candeeiros, já envoltos pela humidade nocturna, contribuídam para um cenário de pleno inverno, mas com temperaturas amenas e sem vento.

O perfil dos pescadores, em cima do paredão, recortado sobre o mar calmo, os surfistas que aproveitavam a réstia de luz que ainda vencia o lusco-fusco e o fluxo das pessoas que passeavam junto à costa davam o remate final nesta imagem perfeita plena de nostalgia.

E, no meio de tudo isto, um passeio de bicicleta. Não somos uns sortudos poder desfrutar de tudo isto enquanto fazemos um simples treino de ciclismo? Não é por acaso que se vê tantos ciclistas. Só depois de entrarmos é que se compreende a razão. É um mundo maravilhoso, o do ciclismo. Estou feliz por ter enveredado por este desporto.

Agora, algumas fotos da viagem.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A nova paixão - Ciclismo

Por necessidade de melhorar a forma fisica, e motivado por alguns exemplos próximos, decidi enveredar por uma modalidade que me desse prazer em praticar, aliando assim o útil ao agradável. Como amante das duas rodas, com uma "carreira" no sentido, digo eu, ascendente, passei das motos de estrada (vulgo pista), para moto TT e, agora, encontrei a meta no ciclismo. Tem também duas rodas, é divertido e faz bem à saúde.

Nunca pensei encontrar tanta diversão no meio do sofrimento que são os percursos com inclinação positiva. É duro, por vezes quase insuportável! Ainda mais para quem está a dar os primeiros passos. Mas, no final, fica o maravilhoso sentimento de conseguir ultrapassar os obstáculos, de não desistir, de resistir à vontade de mandar a bicicleta por uma ribanceira e ligar para nos virem buscar... Não é fácil... Quando entramos em contradição com o nós mesmos, em que a lógica e a razão tenta contrariar o nosso EGO!... Enquanto este vencer está tudo bem. Tenho fé que assim continue por muito tempo.

Já percorri 425 km... desde Agosto! Mas também estive parado algumas semanas. Fiquei contente, quando no ultimo domingo consegui fazer 65 Km em 3 horas e meia. Para mim foi o final da primeira etapa. Agora venham as outras... Veremos o que conseguirei fazer até ao final do próximo mês. O astral está em alta.

Algumas fotos da ultima viagem: